domingo, 18 de setembro de 2011

Leopard 1A5

  O melhor carro de combate do Brasil na atualidade!

O Leopard 1 é um carro de combate projetado e produzido na Alemanha. Entrou em serviço em 1965.
O Leopard possui um projeto tradicional e é conhecido por sua velocidade fora de estrada. Está armado com com o canhão 105 mm L7 da Royal Ordnance, o mesmo empregado no Tamoyo III e do M60.
6.485 veículos foram construídos, 4.744 carros de combate e 1.741 outros para diversas funções, como o Gepard, antiaéreo.
Desde 1990, o Leopard 1 vem gradualmente sendo relegado a funções secundárias na maioria dos exércitos, com exceção dos exército Canadense e exército australiano, que pretendem substituí-lo.
Leopard 1 em patio da Fábrica na Alemanha.

Tipo Carro de combate principal de batalha
Local de origem Alemanha Ocidental
História operacional
Utilizadores Ver texto
Histórico de produção
Fabricante Porsche, Rheinmetall e Borgward
Especificações
Peso 93 474 lb (42 400 kg)
Comprimento 31,3 ft (9,54 m)
Largura 11,06 ft (3,37 m)
Altura 8,66 ft (2,64 m)
Equipa 4 (comandante, motorista, atirador, auxiliar do atirador)
Blindagem do veículo Aço, 70 mm (máximo), 10mm (mínimo)
Armamento
primário 1 x 105mm Royal Ordnance L7A3 L/52, 55 munições
Armamento
secundário 2 x 7,62 mm MG 3 (co-axial e para o aux. atirador)
5.500 munições
Motor MTU MB 838 CaM 500, 10-cilindros motor multi-fuel
830hp (620 kW) a 2200 RPM
Peso/potência 19,7 hp/tonelada
Capacidade de combustível 37,4 litros
Alcance
Operacional 373 mi (600 km) estrada e 280 mi (450 km) cross-country
Velocidade 65 km/h estrada e 30 Km/h terra





Emprego no Brasil


Na década de 1960, o Exército Brasileiro adquiriu centenas de unidades do carro de combate M41 Walker Bulldog que se tornaram o principal carro de combate brasileiro. Estes são tanques leves de 23,5 toneladas, pois o sistema rodoviário e ferroviário brasileiro não comporta o translado de veículos maiores.
Como o desenvolvimento de veículos nacionais, o Tamoyo e o EE-T1 Osório, foi paralisado, e o M41 se aproximava do fim de sua vida útil, o Brasil procurou no mercado internacional veículos que pudessem substituí-lo. Entre as opções disponíveis, o Leopard 1 pesa 42,4 toneladas, o M60, por exemplo, aproximadamente 56.
O Exército Brasileiro selecionou o Leopard e adquiriu 128 unidades usadas do Leopard 1A1 da Bélgica com treinamento, ferramental e peças. Interferências políticas levaram a aquisição de 91 carros de combate M60 dos EUA. Os 128 Leopards foram recebidos entre 1997 e 2000. Os M60 e os Leopards foram os primeiros MBTs (Main Battle Tank) do Exército, e causaram uma revolução no treinamento das equipagens e na estrutura de transporte, manutenção e suprimento
Além destes veículos, foram adquiridos 1 Leopard Escola,[2] 2 Leopards viatura de socorro[3] e dois Leopard Sabiex Hart[4]
Um segundo lote foi adquirido em 2006. Estes veículos serão primeiramente manutenidos e entregues prontos para o combate até 2010. O Leopard 1A5 irá exercer a função atual da versão 1A1, como principais carros de combate brasileiros, enquanto os 1A1 e M60 substituirão os M41 remanescentes. Este lote sera composto por 250 Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate (VBC CC), sete Viaturas Blindadas Especializadas (VBE) Socorro, quatro VBE Lançadora de Ponte, quatro VBC Engenharia e quatro VBE Escola para Motorista.
[editar]Modernização
Leopard 1A5 Grego .
Modernização:
Algum tempo depois de o exercito ter adquirido os Leopard 1A5 especialistas militares indicaram que os leopards poderiam ser modernizados no Brasil trazendo melhorias como uma copia do EE-T1 Osório como o seu motor de 1040 hp a sua torre armada com um canhão de 120mm Da Giat além de melhorias na blindagem não se sabe se estas são as intenções do exercito brasileiro.

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